top of page

Reconhecimento e Responsabilidade: 40 Anos de História no Setor Mineral

  • Foto do escritor: FFA Legal
    FFA Legal
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

ree

Antes de tudo, gostaria de me desculpar por não estar presente pessoalmente neste momento tão especial para o setor mineral — e para mim. Infelizmente, compromissos profissionais previamente assumidos me impediram de estar aí para compartilhar essa alegria. Mas sinto-me verdadeiramente honrado e, por meio destas palavras, gostaria de dividir essa felicidade e, principalmente, AGRADECER!


Em primeiro lugar, agradeço à Revista Brasil Mineral, ao Chico e ao Sérgio e a toda equipe, vocês são os grandes expoentes da mídia mineral e meus amigos. São quase 40 anos acompanhando a luta desses dois jornalistas, editores e parceiros do setor. A Brasil Mineral é mais do que uma revista: é o veículo pelo qual o setor iniciou seu processo de divulgação e de esclarecimento da importância da mineração junto à sociedade. Diferente de muitas plataformas, a Brasil Mineral sempre buscou a transparência e o compartilhamento de conhecimento muito mais do que apenas circulação, expansão ou crescimento econômico. Em meu nome e em nome do setor, muito obrigado!


Ao Conselho Consultivo, não poderia deixar de destacar seu papel e importância. Vocês são profissionais que admiro e respeito, e que poderiam ter escolhido outros nomes para estar aqui. Por isso, agradeço imensamente por ter sido indicado. Ser selecionado por vocês, protagonistas do setor, mostra que esses quase 40 anos de trabalho foram, de fato, desempenhados com zelo, dedicação e excelência. Sinto-me profundamente honrado por esse reconhecimento.


Não posso deixar de registrar que, mais do que concorrer, estar ao lado de nomes como Raul Jungmann e Rodrigo Vilela — que tanto contribuem para o nosso setor — já seria motivo de orgulho. Receber a preferência daqueles que vivem, respiram e trabalham na mineração, por meio do voto direto do público, torna essa conquista ainda mais significativa e renova meu compromisso de, daqui para frente, seguir trabalhando com ainda mais afinco, cuidado e paixão pelo setor, pelo Brasil, pelo crescimento econômico e pela competitividade do país.


Gostaria de registrar também a alegria de dividir este momento com meu colega, mentor e ídolo na geologia, Elmer Prata Salomão. Profissional que sempre admirei e que me inspirou pelo conhecimento, desprendimento, ética e, principalmente, por conciliar uma carreira de sucesso com a defesa do Brasil. Tive a oportunidade de acompanhar o Elmer como colega geólogo por trás da primeira junior brasileira Verena, líder na SBG, depois Diretor-Geral da ANM e, por fim, fundador da ABPM, a quem ainda tive a honra de suceder. Poucos têm o privilégio de dividir um palco com seus ídolos, e hoje tenho essa oportunidade. Elmer, mais que parabéns, meu muito obrigado!


Queridos amigos, conheci o setor em 1979, ainda adolescente de 17 anos, vindo de Campos dos Goytacazes, filho de pessoas humildes e trabalhadoras, que me proporcionaram a chance de passar seis meses nos Estados Unidos. Naquele momento, vislumbrei o que queria fazer, mesmo sem entender muito bem o que era. Voltei ao Brasil, cursei Geologia na UERJ, comecei meu estágio seis meses após o início do curso, em junho de 1980, e nunca mais parei. Foi, como no meu casamento, um compromisso de vida, em total sintonia, cumplicidade e dedicação, compromisso este que já dura 40 anos.


Como alguns de vocês sabem e acompanham, eu dediquei boa parte da minha vida profissional à mineração e, mais recentemente, nos últimos 25 anos, ao desenvolvimento do setor mineral brasileiro, atuando tanto na advocacia quanto na geologia, acompanhando empresas das mais diversas origens e participando de iniciativas em prol do crescimento e da modernização do setor. Ver este reconhecimento vindo de colegas, técnicos, empresários e da comunidade mineral é, sem dúvida, uma grande motivação para renovar minhas energias e seguir colaborando com entusiasmo e responsabilidade.


Sinto-me sincera e profundamente feliz por ter podido contribuir, seja alavancando empresas nacionais em bolsas internacionais, seja criando e fortalecendo entidades como a ABPM, COMIN, Comitê de Mineração do Reino Unido e, agora, na FIRJAN, ou ainda atuando em dezenas de conselhos de administração de empresas que apostam no potencial mineral do nosso país. Agradeço também às empresas por onde passei e, especialmente, a todos que comigo trabalharam, dia após dia, para fazer da mineração brasileira uma referência em inovação, responsabilidade e desenvolvimento sustentável.


Um agradecimento especial a toda equipe da FFA Legal e da Bravo Mining, que conosco defende e desenvolve o setor de forma incansável, com competência, ética e desempenho impecável. Vocês são a melhor equipe que um líder poderia desejar para dividir, compartilhar e trabalhar. Este prêmio é também dado a vocês.


Muito obrigado a todos pela confiança, pelo reconhecimento e por acreditarem, como eu, em um setor mineral forte, ético e moderno. Sigamos juntos em busca de um futuro ainda mais promissor para o nosso setor e para o Brasil.


Por fim, quero agradecer e dividir este prêmio com minha família, pois deles veio o maior sacrifício.


Muito obrigado!

 
 
 

Comentários


bottom of page